domingo, 22 de junho de 2008

A vida Digital - Nicholas Negroponte


A VIDA DIGITAL - Nicholas Negraponte

Todas as pessoas que gostam de tecnologia como eu deveriam ler este livro.
Negroponte, em 1995 escreveu várias tendências que hoje se realizaram.
A primeira parte do livro ele trata sobre o Bit X Átomo, apresenta a idéia de o comércio que conhecemos é baseado na entrega de átomos, ou seja, quando se compra um livro é entregue um volume (físico) e se recebe dinheiro. Todos os produtos que poderem ser entregues através de bits (meio digital) poderão ser comercializados. Atualmente já temos exemplos de livros, músicas e filmes entregues em formatos digitais.

Em um segundo momento ele trata das interfaces, mostra que a computação irá passar por uma reviravolta que o teclado e mouse será substituído por agentes, a voz, pensamento e outras interfaces serão utilizados. A realidade virtual e a inteligência artificial será cada vez mais utilizado.
Em um terceiro momento trata da Vida digital em sim, fala sobre a última milha, a popularização da banda larga e aumento de banda. Avisa também sobre os horários nobres, a televisão digital, armazenamento de dados on-line e volta do uso de computadores centrais.

Para concluir é um ótimo livro para imaginar as próximas tendências, e o curioso é saber que ele escreveu em dois mil e cinco. Uma visão muito atual, eu recomendo.




Abraço,
Cássio Lacerda

Nenhum comentário:

Receba novidades por e-mail

Seu e-mail:

Provido por FeedBurner