quarta-feira, 18 de junho de 2008

Delegar uma tarefa

Vamos falar um pouco sobre delegar tarefas.

Muitas pessoas tem grande dificuldade de realizar isto, pois delegar não é algo fácil.
Se você fizer mal feito, então a pessoa encarregada não conseguirá trazer o resultado que você espera e mais uma vez você achará que só você sabe fazer bem aquela tarefa. Se atolando cada vez mais de trabalhos, diminuindo sua qualidade de vida, ficando estressado.

Caia na real: Se você quer que alguém faça igual ou melhor que você, ajude esta pessoa a fazer bem feito. Vou deixar aqui dez dicas de como delegar uma tarefa:

1) Selecione a pessoa certa, quem está com tempo certamente não fará a sua tarefa. Garanta que esta pessoa tem todos os requisitos para executar o que é preciso. Acredite, geralmente as pessoas mais ocupadas dão conta do recado do que as que estão com tempo sobrando. ( gestão de pessoas )
2) Defina exatamente o que é para ser feito ( gestão de escopo )
3) Defina e ou negocie o prazo para realizar a tarefa ( gestão tempo )
4) Previna-se, saiba o que fazer se você não obtiver um retono desejado ( risco )
5) Deixe claro exatamente o que você espera, ou seja, a resposta mínima que precisará receber do encarregado ( gestão das espectativas )
6) Mostre caminhos possíveis, como você faria, ou como alguém já fez.
7) Deixe a pessoa trabalhar. É necessário dar o tempo que a pessoa precisa para que ela execute a tarefa com presteza, não fique baforando no cangote do encarregado que isto não ajuda.
8) Quando o prazo chegar em 50% pergunte como está o andamento da tarefa, faça uma análise de se o encarregado já chegou em 50% do escopo. Alinhe o tempo, escopo e próximos passos do encarregado.
9) Se é a primeira vez que você está delegando alguém não crie grandes expectativas sobre o resultado, lembre-se que é necessário educar as pessoas para fazerem da sua forma.
10) Saiba dar feed-back, se a pessoa fez um bom trabalho elogie em público, se o trabalho não está a contento, chame a pessoa para um canto e diga como ela pode melhorar e peça para corrigir.

Creio que com estas dez dicas você já pode tentar delegar tarefas. Lembre-se delegar é uma arte.


Delegar é uma arte.


Abraço,
Cássio Lacerda


Nenhum comentário:

Receba novidades por e-mail

Seu e-mail:

Provido por FeedBurner