terça-feira, 10 de junho de 2008

Propósito Educativo

Para alguns leitores não é novidade, faço parte do movimento escoteiro desde seis anos de idade. Tenho uma crença pessoal que somente através da educação é que conseguiremos viver em uma sociedade melhor.

Este final de semana participei do Indaba Regional 2008 Este evento que tem como objetivo a disseminção de conhecimentos educativos para os Escotistas (adultos que ajudam as crianças a se desenvolverem).

Minha curiosidade foi perceber que muitos voluntários que ali estavam não tinham a menor noção do que é um propósito educativo, muito menos o Propósito Educativo do Escotismo.

Lembro-me que, quando iniciei como Escotista, ou seja, deixei de ser membro juvenil e passei a voluntário adulto eu li o POR (Princípios Organizações e Regras) inteiro. Este documento contem todas as normas do escotismo nacional, escrita pela UEB( União dos Escoteiros do Brasil).

Logo na primeira página temos a REGRA 001 - DEFINIÇÃO DE ESCOTISMO:

"O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças, e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebido pelo Fundador Baden-Powell e adotado pela UEB".
A UEB é a União dos Escoteiros do Brasil, orgão máximo do Escotismo no Brasil.

E como REGRA 002 - PROPÓSITO DO ESCOTISMO temos:

"O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadões responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo."

Caro leitor, imagine o que pensei ao escutar tais afirmações:

a) A Região Escoteira deveria fazer mais divulgação, colocando imagens de jovens sujos de lama. Isto sim que atrairia crianças, pois eles gostam disto.
Não tiro a razão do amigo escotista, pois realmente divulgação é importante, mas custa caro, Já a criançada realmente gosta de uma atividade na lama, mas não é bem assim. Curioso perguntei:
- Mas amigo, qual o propósito educativo de colocar as crianças na lama? E para minha surpresa ele respondeu: - Ha... Propósito Educativo nao tenho, mas o negócio é fazer algo diferente.
Fiquei quieto e nem comentei.

b) Uma Escotista participando comigo em uma palestar sobre Sexualidade e Sexo afirmou bem baixinho mas eu escutei: Homosexualismo é problema genético.
Esta eu fiz que nem escutei.

E por ai vai... tive muitos exemplos como estes para perceber que realmente o que faz o nosso escotismo não ser melhor são próprios adultos, muitos voluntários medíocres que enchergam no escotismo um local para se realizar, aparecer como chefes de crianças. Lamentável, mas é verdade.

Grande abraço,

Cássio Lacerda


Um comentário:

Julio Brix disse...

Muito legal este blog, parabéns!!

Receba novidades por e-mail

Seu e-mail:

Provido por FeedBurner